terça-feira, 9 de março de 2010

Questões para o 3º ano (Primeira Guerra Mundial)

Olá alunos.

Baseando-se na leitura do texto "A Primeira Guerra Mundial", das aulas presenciais e demais outras fontes, responda:

1) Explique com suas próprias palavras como um caso
isolado (o atentado de Sarajevo) provocou o envolvimento de diversos países
europeus na Primeira Guerra Mundial.

2) Por que na segunda fase da guerra (guerra de
trincheiras) houve um alto índice de mortalidade nos combates?

3) Quais foram os dois fatos marcantes que ocorreram
em 1917? Explique cada um.
Para responder, clique no link comentários. Ao abrir uma nova página preencha o quadro com a resposta. E não esqueça de colocar seu nome, número e turma no espaço específico (selecionar perfil = nome. Não preencher URL). Não será permitida cópia (ctrl+c).

4 comentários:

  1. Magleine Messias Rodrigues 3° ano A12 de março de 2010 às 14:05

    As grandes potencias ja viviam em clima de guerra, o atentado de sarajevo acabou se tornando uma grande desculpa para estourar a grande guerra ou a primeira guerra mundial.

    ResponderExcluir
  2. Magleine Messias Rodrigues 3° ano A12 de março de 2010 às 14:15

    Na segunda fase da guerra -guerra de trincheiras- houve grande mortalidade devido as taticas de combate alemãs serem ultrapassadas e a alta tecnologia em armamento.

    ResponderExcluir
  3. Magleine Messias Rodrigues 3° ano A12 de março de 2010 às 14:36

    Em 1917 os dois fatos marcantes na primeita guerra foi a revolução russa, que implantou a republica e onde os trabalhadores tomaram o poder, resultando na criação do primeiro estado operario do mundo. o segundo fato ocorrido nessa epoca, foi a entrada dos EUA na guerra como principal financiador dos ingleses e franceses emprestando dinheiro e vendendo armamento.

    ResponderExcluir
  4. Olá Cassio!

    01. Na minha opinião, o Atentado de Saravejo não foi realmente o "motivo" para que se estourasse o conflito. talvez a palavra correta seja "pretexto". o mundo já entava submerso num clima de tensão, o que provocou uma forte tendência a alianças, que aliás foram muito úteis, já que os países aliados entraram lutando juntos, contra as mesmas nações, o que aumentou considerávelmente as dimensões desta "Grande Guerra".

    02. Esta grande "matança" aconteceu devido a criação de novas tecnologias de combate. Nos campos de batalha agora haviam novos canhões, metralhadoras, tanques e gases tóxicos, além dos aviões, agora usados no combate. O pior é que nessa fase, não havia grandes avanços no campo de batalha, só na mortalidade.

    03. A Revolução Russa foi o primeiro. Com o implantamento da República, a Rússia sai da Guerra, por reivindicação do próprio povo, que agora tomava o poder poder.
    O segundo foi a entrada dos Estados Unidos no conflito, alegando que Alemanha havia torpedeado um navio americano. Ma isso era somente uma forma de esconder o real motivo: os EUA teriam muito prejuízo se os seus "fregueses" perdessem a Guerra, já que o tempo todo o país financiou franceses e ingleses, vendendo material bélico e emprestando dinheiro.

    ResponderExcluir